Escolhendo um veterinário para seu réptil

Pesquise cuidadosamente suas opções de cuidados veterinários adequados antes de decidir comprar um réptil. Embora o animal possa ser vendido a um baixo custo, o cuidado que ele tomaria uma vez que você o possuísse pode ser mais do que você espera! Um veterinário deve ter experiência em cuidados e medicamentos para répteis para ser um bom provedor para seu animal de estimação réptil. Cuidados com répteis e medicina requerem educação especial.

Embora seu tio doce e brincalhão possa ter achado uma piada dar ao pequeno Johnny aquele querido réptil bebê como seu primeiro animal de estimação, a piada pode estar em você. Há uma lista de veterinários que você pode acessar pela internet para os Estados Unidos da América, Internacional e Canadá. Verifique com seus veterinários locais para determinar suas áreas de especialização, experiência e limitações.

Você deve se certificar de que seu veterinário se sentirá confortável em lidar com seu réptil. Se o veterinário estiver desconfortável, o animal sentirá isso e poderá se tornar mais um problema. Depois de pegar seu animal, leve-o ao veterinário para um check-up, mesmo que pareça saudável. Você pode não conseguir detectar os problemas que um profissional treinado pode encontrar. Os problemas nem sempre são facilmente vistos a olho nu. Talvez seu réptil tenha parasitas que você não consegue ver apenas olhando para ele.

Seu veterinário deve estar disposto a ajudá-lo a encontrar os cuidados adequados para seu réptil se ele não estiver devidamente qualificado. Você vai querer saber esta informação antes que seu animal de estimação fique gravemente doente ou ferido. Mesmo que seu veterinário não seja qualificado, ele poderá fornecer cuidados temporários até que você possa levar seu animal de estimação à pessoa certa para os cuidados adequados.

É uma boa ideia comprar um réptil que já seja conhecido como material de estimação. Um animal de estimação que é novo no mercado ainda não será pesquisado o suficiente.

Não são muitas as faculdades de veterinária que oferecem os cursos de medicina especializados necessários para cuidar de répteis doentes. Teste seu veterinário com perguntas sobre temperatura ou comida para ver se eles têm conhecimentos básicos.

Se você tentar tratar o animal sozinho com medicamentos de venda livre, poderá estar deixando seu animal de estimação mais doente. A medicação vendida em lojas de animais geralmente contém ingredientes como a tetraciclina, que não são bons para o seu réptil; ou os remédios de prateleira simplesmente não são fortes o suficiente para fazer algum bem e são um desperdício de seu dinheiro. Uma loja de animais pode vender certos itens apenas para ganhar dinheiro, sem pesquisar adequadamente os próprios itens quanto à sua eficácia. Afinal, os balconistas não são farmacêuticos.

Se o seu veterinário teve escolaridade especial necessária para cuidar de répteis, ele atualizou seus conhecimentos recentemente? Eles estão cientes dos mais recentes tratamentos ou medicamentos? Eles têm interesse em répteis, conferências ou pertencem a alguma associação de répteis?

Se você não conseguir entrar em contato com seu veterinário ou estiver insatisfeito com as informações fornecidas, tente perguntar a zoológicos, outros proprietários de répteis ou agências locais de adoção de animais de estimação por referências a veterinários de répteis. De qualquer forma, ajudará você a se informar em caso de emergência. Pelo menos você poderia prestar cuidados básicos até chegar a um profissional qualificado.